CDS promove amanhã evento sobre ambiente com várias intervenções, incluindo Mário Pereira


Foto:Gregório Cunha
O CDS-PP Madeira realiza na quinta-feira, dia 12 de Setembro no Funchal, no Café do Pontão da Ribeira, Avenida do Mar, lado sul, frente ao edifício da Casa da Luz, uma iniciativa intitulada “Happy Hour Ambiente”. O deputado centrista Mário Pereira fará ali um relato de uma experiência recente na Groenlândia. No evento participará também a investigadora Luciana Ferreira, bem como o líder do CDS, Rui Barreto, e o líder da Juventude Popular, Pedro Pereira.

“As alterações climáticas são dos maiores problemas que a humanidade enfrenta. Trata-se de um fenómeno que não tem pátria, fronteira ou bandeira. É a nossa própria existência que está em risco”, considera o CDS, que tem vindo a colocar este problema.

“Foi por proposta do CDS que foi criado o Observatório da Paisagem, já em vigor, e o Cartão Eco Funchal, que aguarda regulamentação da Câmara do Funchal. Foi o CDS que apresentou, em 2014, na Assembleia Regional o Estatuto da Agricultura Familiar que o PSD chumbou”, refere uma nota do partido. O programa de governo do CDS, de 2015, dedicou um capítulo de 16 páginas ao ambiente, à sustentabilidade e à água. Ideias e propostas que surgem repetidas e reforçadas no programa de governo de 2019, refere uma nota de imprensa.

“Entre as novas propostas está a criação de um regime específico para a agricultura em poios, recuperando um património etnográfico único e elevando os agricultores à condição de jardineiros da paisagem. A criação do Plano Regional da Água, focado essencialmente no combate ao desperdício”, reza a referida nota.

Este será um encontro informal com todos aqueles que valorizam a protecção ambiental e as políticas de sustentabilidade”, explica um dos intervenientes no debate, Mário Pereira, que recentemente esteve no Ártico, integrado numa equipa de cientistas e investigadores mundiais, onde observou as consequências directas das alterações climáticas. O próprio Mário Pereira irá falar dessa sua experiência e ilustrar a sua intervenção com fotos por ele recolhidas.

A missão em que o médico e deputado madeirense participou juntou a National Science Foundation dos EUA (NSF), o Swiss Polar Camp (SPC) e a parceria da National Aeronautics and Space Agency dos EUA (NASA).

Mário Pereira irá revelar alguns dos últimos dados recolhidos por aqueles organismos sobre o degelo, o aquecimento global e as suas consequências sobre as populações.