Câmara de Machico procura incentivar “dinamismo empreendedor” junto dos mais jovens

A Câmara Municipal de Machico promove a partir de hoje, dia 9, a segunda Oficina de Formação “Pedagogia Empreendedora – Programa Brincadores de Sonhos”, destinada a docentes titulares de turma de 4º ano de escolaridade das escolas do Concelho de
Machico.
A importância do empreendedorismo é notória na sociedade actual, defende a autarquia. Daí o imperativo de uma educação que estimule a inovação e a criatividade nas gerações mais jovens. O projecto “Pedagogia Empreendedora – Programa Brincadores de Sonhos” visa promover nas crianças (entre 6 e 12 anos de idade) as competências, as emoções e os valores dos empreendedores.
Tem como principal objectivo desenvolver o dinamismo empreendedor através da tomada de consciência da relevância do empreendedorismo na sociedade actual e da emergência da escola empreendedora. Para conseguir alcançar este objectivo, são propostas 12 sessões, nas quais são desenvolvidas actividades para a experimentação de dez competências de vida: competências
pessoais (autoconhecimento, autoestima e auto-realização), competências sociais (empatia, assertividade e suporte social), competências profissionais (criatividade, cooperação e liderança) e a competência da resiliência.
Este projeto, que será desenvolvido ao longo de todo o ano lectivo 2019/2020, compreende ainda a oferta, pela Câmara Municipal de Machico, do livro “Brincadores de Sonhos” a todos os alunos de 4º ano de escolaridade do Município de Machico, bem como aos docentes que irão implementar o projecto.
O formador é o Jacinto Jardim, docente da Universidade Aberta, que irá acompanhar todo o projecto ao longo do ano lectivo, informa a edilidade machiquense. O projecto já havia sido implementado pela autarquia no ano lectivo que recentemente findou, 2018/19.