Portugal com Marcos Freitas vice campeão da Europa em Ténis de Mesa, femininos levam também a “prata”

Ténis de Mesa Portugal
Portugal vice campeão da Europa em Ténis de Mesa.
Ténis de mesa Portugal feminino
A equipa feminina que alcançou um feito inédito para Portugal, ganhando a medalha de prata.

Portugal alcançou hoje a medalha de prata no Europeu de Ténis de Mesa, tanto em masculinos, com o madeirense Marcos Freitas na equipa, como em femininos.

As finais do Campeonato da Europa por equipas decorreram hoje, na cidade de Nantes (França), o último dia de competição, onde as Seleções de Portugal brilharam.
No setor masculino, a Seleção Nacional, que integra o madeirense Marcos Freitas (atual n.º 26 do ranking mundial),  reeditou a Final de 2017, enfrentando a Seleção da Alemanha. Depois de uma brilhante prestação até à Final, Portugal voltou a não se conseguir impor aos germânicos, permitindo a estes a revalidação do título Europeu.
O atleta madeirense foi o primeiro a entrar em ação, defrontando Dimitrij Ovtcharov (12 RM), sendo derrotado por 0-3 (7-11, 7-11 e 8-11), ficando Portugal com desvantagem inicial no encontro.
Os seus colegas de seleção também não foram felizes nos seus confrontos, sendo que João Monteiro (132 RM) foi batido por Timo Boll (7 RM) por 1-3, tendo Patrick Franziska vencido Tiago Apolónia (59 RM), por 3-0, no desfecho da final.
No setor feminino, a seleção portuguesa conseguiu alcançar um feito inédito com a qualificação para a Final, após ter derrotado a Hungria por 3-1, no encontro das Meias-Finais. A equipa lusa constituída pelas atletas Fu Yu (39ª RM), Shao Jieni (88ª RM), Leila Oliveira (166ª RM), e Rita Fins (616ª RM), orientada por Xie Juan, defrontou na Final a Roménia.
O encontro com as romenas foi muito difícil, com Fu Yu a não ser feliz no confronto com Daniela Dodean Monteiro (110 RM), tendo sido derrotada por 2-3 (11-7, 8-11, 9-11, 11-6 e 3-11). As colegas de equipa Shao Jieni e Leila Oliveira foram derrotadas, respetivamente, por Bernadette Szocs (17 RM) e Elizabeta Samara (24 RM).
A obtenção deste excelente resultado representa um dos momentos mais altos do Ténis de Mesa Feminino de Portugal, relevando-se a prestação de Fu Yu, que junta esta prestação à recente vitória nos jogos Europeus e qualificação para Tóquio 2020.