Festa do Vinho vai mostrar também o artesanato, provas no aeroporto para “seduzir” o turista

PNR vinho madeiraA Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM promove várias iniciativas no âmbito da Festa do Vinho 2019, com vista à divulgação dos produtos regionais, com particular destaque para os Vinhos da Madeira e Artesanato da Madeira e Açores.

Neste âmbito, de 29 de agosto até 8 de setembro, o IVBAM, IP-RAM marcará presença neste evento com dois espaços expositivos/promocionais e provas de Vinho Madeira no Aeroporto da Madeira. É precisamente aqui que serão dinamizadas ações promocionais  “procurando desta forma, seduzir e cativar turistas e madeirenses para este nobre produto que tão bem identifica a Madeira. A primeira ação teve lugar no dia 26 de agosto das 15:00 às 18:00 e a segunda ação promocional decorrerá no próximo dia 29 de Agosto, das 15:30 às 17:30”.

De acordo com uma informação da secretaria, é referido que no espaço da Avenida Arriaga, cuja entrada é livre, nas datas anunciadas, “das 11h00 às 20h00, tem o objetivo de dar a conhecer aos turistas e madeirenses, a Região Vitícola da RAM, permitindo aprofundar os conhecimentos sobre o Vinho Madeira e os Vinhos com DOP “Madeirense” e IGP “Terras Madeirenses” (Brancos/Tintos e Rosés da Madeira), desde o cultivo ao engarrafamento. Serão vários os temas, destacando-se: sistemas de condução da vinha, Região Vitícola da Madeira; Principais castas para a produção dos Vinhos da Madeira  Método de Produção do Vinho Madeira; Aromas e cores do Vinho Madeira; Tipos e estilos dos Vinhos da Madeira; Empresas produtoras de Vinhos da Madeira

A componente didática e interativa estará também presente, através da realização de masterclass e “conversas” sobre os Vinhos da Madeira, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer e degustar vinhos de diversos produtores. Neste âmbito estão agendadas quatro masterclass e seis “conversas” com produtores de vinhos, todos os dias da semana.

Haverá, ainda, um espaço Expositivo do Artesanato da Madeira, e Craft & Art, na Avenida Arriaga, com o intuito de “dinamizar e enriquecer as ações, e como forma de defender e promover a presença dos artigos do artesanato e dos ofícios tradicionais, a visitantes e locais, o Artesanato Regional marcará a sua presença de 29 de Agosto até 8 de Setembro, das 10h00 às 20h00, na placa central da Av. Arriaga, junto ao edifício da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas”.

Estas ações promocionais são cofinanciadas em 85% por fundos comunitários, no âmbito dos projetos promocionais do Vinho Madeira e Bordado Madeira e Artesanato Regional, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, bem como pelo Programa Interreg MAC, projeto “Craft & Art”, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.