Exposição na “Porta 33” a 5 de setembro à “redescoberta do corpo da cidade”

Ilhéstico imagemIlhéstico é o nome de uma exposição a inaugurar no dia 5 de setembro, na Galeria Porta 33, propondo “uma redescoberta do corpo da cidade, numa perspetiva contemporânea, através da sua paisagem, da sua arquitetura, da sua história e das suas vivências”, como refere aquilo que pode ser observado naquele espaço cultural.

“Ilhéstico é, por isso, muito mais do que uma exposição; é uma experiência, ou melhor, uma convocação para um encontro de experiências, que se manterão vivas no tempo e no espaço”, explica ainda a mesma nota, que faz referência a uma entrevista conduzida por Susana Figueiredo a Miguel von Hafe Pérez, “amigo de longa data da Porta 33, e curador do projeto”.

“lhéstico é uma construção ambiciosa erigida por uma frente de 45 criadores, 45 a celebrar os 30 anos da Porta 33, polo cultural que, ao longo das últimas três décadas, tem servido de pouso e rampa de voo a várias gerações de artistas. Gente cheia de mundo dentro; gente que, a partir deste território, quis e soube erguer a sua voz no mundo”, escreve Susana Figueiredo.

Miguel von Hafe Pérez nasceu no Porto em 1967. Licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Entre 1988 e 1995 colaborou com a Fundação de Serralves, onde coordenou o Serviço Educativo e foi assistente do director artístico. Entre 1995 e 1998 foi director artístico da Fundação Cupertino de Miranda em Vila Nova de Famalicão. Foi responsável pela área de Artes Plásticas, Arquitectura e Cidade do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura. Entre 2002 e 2005 fez parte da mesa curatorial do Centre d’Art Santa Mónica em Barcelona. Foi responsável pelo projecto de arquivo sobre arte contemporânea em Portugal intitulado anamnese (www.anamnese.pt) – o site e o livro, desenvolvido para a Fundação Ilídio Pinho”.