Albuquerque visita amanhã obras de requalificação da Quinta Magnólia

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, dia 31, pelas 17 horas, as obras de requalificação da Quinta Magnólia, agora concluídas, informa uma nota governamental.

“Também amanhã abre ao público, aproveitando a reabertura da Quinta Magnólia, no espaço museológico ali criado, na “Casa-Mãe”, a exposição “Em Viagem”, naquele que será o maior projecto colectivo de Arte Contemporânea levado a cabo, na Madeira, nos últimos anos. Quanto à obra de requalificação paisagística e ambiental da ‘Quinta Magnólia’, a empreitada incluiu a requalificação de toda a quinta ao nível dos espaços exteriores e ajardinados”, refere-se. “Isto para além da reabilitação do edifício principal e dos recintos desportivos, nomeadamente dos campos de ténis, do campo de squash e do circuito de manutenção”.

Esta renovação permitiu criar três campos de padel e ainda outros espaços de apoio às actividades desportivas, bem como ainda requalificar. A obra foi adjudicada por 2.885.000 euros e englobou uma área de intervenção de 35.000 metros quadrados.

Esta quinta foi outrora sede do British Country Club, até ter sido adquirida pelo Governo Regional.

Com a empreitada de reabilitação do imóvel, designadamente a recuperação da casa-mãe, poder-se-á proceder à organização de exposições temáticas, temporárias e permanentes, sendo igualmente de assinalar a criação de um restaurante ao nível do rés do chão, recuperando parte da sua função inicial, referem as instâncias governamentais.

Ainda no campo da restauração, procedeu-se à recuperação do bar e respectiva esplanada, prevendo-se atribuir a sua exploração a privados mediante concurso.

Adaptar-se-á ainda uma pequena casa de construção recente a residência artística ou de atelier, onde se poderão realizar workshops de eventos criativos ou de jardinagem, para o público mais jovem.

Integrada nesta empreitada consta, também, a reabilitação dos jardins e classificação das espécies, em parceria com o Jardim Botânico.

A empreitada passou ainda pela reabilitação dos trilhos e roteiros pedestres para usufruto dos visitantes, reparação dos campos de ténis e na criação de três campos de padel na zona da actual piscina. Isto para além da implementação de uma área com animais, sobretudo pássaros.