Francisca Henriques com quatro títulos no “Nacional” de Patinagem e chamada à seleção

Patinagem DPatinagem CPatinagem EPatinagem BPatinagem AForam boas as prestações dos patinadores madeirenses que disputaram, em Canelas – Estarreja, o Campeonato Nacional Individual, nos escalões de Sub15 e Absolutos. O CSM esteve presente com 10 patinadores.

No escalão de Sub15 femininos, o destaque vai para os 4 títulos em 4 provas alcançados por Francisca Henriques, que venceu os 200mts lançados, os 500mts sprint, os 5km pontos e os 6km eliminar. Realce ainda para o 2º lugar obtivo por Leonor Ladeira nos 200mts lançados e para o 10º posto de Mª Francisca Figueiredo nos 6km eliminar.

Em Sub15 masculinos, Martim Vieira destacou-se também nos 200mts lançados, obtendo a 6ª posição nesta prova. Já nos Absolutos femininos, Beatriz Freitas foi o destaque maritimista, obtendo dois bronzes (200mts lançados e 500mts sprint). De relevar ainda a 5ª posição de Lara Freitas nos 10km eliminar, bem como a 6ª posição nos 200mts lançados. Brilhou ainda Sara Freitas com a 8ª posição nos 500mts sprint.

Quanto aos Absolutos masculinos, destacou-se Pedro Figueiredo com um 5º posto nos 500mts sprint e um 6º nos 200mts lançados, bem como Rodrigo Mendes com a 6ª posição nos 10km Pontos/Eliminar e o 8º posto nos 10km eliminar. Hélio Santos obteve como melhor classificação o 16º posto nos 500mts sprint.

Entretanto, sabe-se que a jovem patinadora Francisca Henriques foi convocada para participar no Challenge Cup de Oostende 2019, que terá lugar na pista de Zandvoorde – Bélgica entre os dias 9 e 11 de agosto. Esta será a estreia da patinadora verde-rubra numa competição pela Seleção Nacional, indo competir na categoria de Cadetes (apesar de ser ainda Iniciada).

Esta chamada à Seleção Nacional está inserida no Projeto de Observação, Identificação e Seleção de Talentos da Federação de Patinagem de Portugal, tendo a nossa patinadora integrado já um estágio no passado mês de abril.