João Paulo Marques frisou investimento do Governo Regional nos profissionais de Saúde

O deputado João Paulo Marques declarou hoje que, “se há alguma imagem de marca do investimento deste Governo na área da Saúde, julgo que, sem dúvida, essa marca é a do investimento nos profissionais”. As palavras foram proferidas no âmbito de uma reunião entre o grupo parlamentar do PSD e o presidente do Conselho Médico da Madeira da Ordem dos Médicos.

Este parlamentar declarou que esse investimento é visível, não só do ponto de vista da contratação de recursos humanos – nos últimos quatro anos foram contratados mais de 400 enfermeiros, mais de 250 médicos e muitos outros profissionais de saúde – mas também ao nível da valorização e do reconhecimento das carreiras dos profissionais.

“Relembro que este Governo Regional chegou a um acordo com os enfermeiros, que permitiu que se recuperasse e se descongelasse as carreiras”, afirmou. Por outro lado, acrescentou que foi também possível chegar a um entendimento com os médicos, que permitiu um acréscimo de remuneração mensal de 700 euros para a fixação na nossa Região, e com os técnicos de saúde, com vista à recuperação do tempo de serviço, que tinha sido congelado.

Nesse sentido, João Paulo Marques frisou que “esta capacidade que o Governo Regional tem demonstrado ao longo dos últimos quatro anos para chegar a um entendimento com os profissionais de saúde tem um valor especial porque, como sabemos, o cenário no Serviço Nacional de Saúde é bem diferente, em que o Governo da República, pura e simplesmente, não consegue chegar a um acordo com nenhuma destas classes”.

O deputado acrescentou, pois, não ter a menor dúvida de que “o melhor investimento que podemos fazer na saúde é o investimento nos profissionais porque são eles que todos os dias permitem que o serviço regional de Saúde funcione e que os madeirenses tenham acesso a cuidados de saúde, que é aquilo que as pessoas mais precisam”.