O italiano Giandomenico Basso surge no Rali Vinho Madeira depois de ter ganho, neste último fim de semana, o Rally di Roma Capitale, prova elegível para o campeonato transalpino e ERC, como refere uma nota do gabinete de comunicação da prova madeirense.
Utilizando na ocasião um Skoda Fabia R5 da equipa Loran, o piloto que já venceu o Rali Vinho da Madeira por quatro vezes esteve no começo da prova sempre nos lugares do pódio e liderou a competição disputada na província da Lazio durante as últimas 13 das 16 classificativas que compunham o evento.
Basso teve nesta uma participação quase isenta de erros num rali muito propício a que tal aconteça e chegou a dispor duma vantagem de quase 50 segundos para os seus perseguidores. O piloto navegado por Lorenzo Granai perdeu cerca de metade dessa vantagem ao falhar um cruzamento mas terminou com 23,3 segundos de avanço para o segundo classificado, revelando-se “extremamente feliz depois dum fim de semana duro. Esta foi uma vitória importante e que nos motiva ainda mais para a restante temporada”
Entretanto, Pepe” Lopez, que todos falam como sendo o “novo” Carlos Sainz, obteve no último fim de semana uma vitória difícil no Rallye de Ferrol, sexta prova do campeonato espanhol, após um duelo muito interessante com Ivan Ares. O piloto com um Citroën C3 R5 apenas não esteve no comando numa das 10 classificativas que compuseram o rali disputado na Corunha mas terminou apenas com um avanço de 9,3 segundos para o seu mais direto perseguidor.
Após um início de carreira marcado por alguns acidentes, José Maria Lopez, com 23 anos, tem tido em 2019 uma temporada de exceção. O piloto de Madrid chegará à Madeira com quatro triunfos, alcançados nos ralis Sierra Morena, que também integra o FIA European Rally Trophy, Islas Canarias, a contar para o ERC, e ainda Ourense e Ferrol. Conhecido como “Pepe” Lopez, a jovem promessa do país vizinho lidera neste momento o Supercampeonato Espanhol de Ralis.
Entretanto, a comissão Organizadora do Rali Vinho Madeira vai divulga a lista com o nº de competição atribuído a cada um concorrentes inscritos na edição comemorativa dos 60 anos do rali. Este evento realiza-se no Madeira Tecnopolo, piso -1, na próxima quarta-feira, dia 24 de Julho, pelas 18:30.