BE em ação simbólica de sensibilização para recolha de lixo na praia

BE Praia Formosa 20 de julhoO Bloco de Esquerda esteve esta manhã na Praia Formosa com um grupo de ativistas para recolher lixo da praia, uma ação simbólica de sensibilização.

Paulino Ascenção lembrou que “Gandhi disse que tudo o que fizermos pode ter pouco efeito, mas é muito importante que o façamos. Tudo o que deitamos fora na rua ou nas ribeiras vem bater ao mar e uma parte o mar devolve à praia. A outra parte permanece no mar envenena os peixes.”

Para o BE “são necessárias ações de consciencialização e ação coletiva. É ao Governo que compete tomar decisões em nome do interesse coletivo. Suprimir os plásticos de uso único é essencial e a Madeira deveria tornar-se pioneira, um laboratório de boas ambientais, o que seria por si só mais um atrativo para turistas nos visitarem”.

“Regressar ao modelo de embalagens retornáveis, que foi abandonado não há muito tempo, além dos benefícios imediatos para o ambiente em termos de redução da produção de lixo, permitiria também proteger a produção industrial local (a indústria de bebidas e alimentar) da concorrência externa e criar mais emprego”.