Prolongamento do porto do Funchal está em fase de estudos e tem 100 milhões de euros de despesa prevista

Porto cruzeiros 6 de maio

MARINA CENTRAL
A Marina do Funchal vai sofrer obras de requalficação.

MARINA 2O projeto de ampliação do Porto do Funchal será, depois da construção do Novo Hospital, “a maior obra que levaremos a cabo na Região”, disse hoje o vice presidente do Governo Regional em contexto de celebração dos 57 anos do porto do Funchal.

Pedro Calado revelou que, neste momento, “estão a decorrer estudos para o prolongamento, em 400 metros, do Porto do Funchal e está em marcha o processo de consulta para elaboração do projeto, o qual deverá ascender a 100 milhões de euros”.

Com esta obra, diz o vice, “pretende-se reforçar a segurança da zona do cais sul, permitindo também a acostagem de mais navios e navios de maior dimensão, correspondendo, também, às novas exigências do mercado de cruzeiros”.

Numa outra vertente de investimento na área portuária, está igualmente prevista uma intervenção na requalificação da Marina, “um projeto de quatro milhões de euros, para o qual já foi aberto concurso público e que pretende dinamizar esta infraestrutura, com linhas mais modernas e mais adequadas à área envolvente”

Entre as intervenções previstas, Calado destaca também “a criação de condições de operacionalidade de um heliporto no Funchal, dando continuidade a uma estratégia que tem vindo a proceder a um reordenamento da frente mar do Funchal, valorizando toda aquela área”.

Recorda que “a frente mar do Funchal acolhe, hoje, as principais festividades, como o Carnaval a Festa da Flor, entre muitos outros espetáculos e iniciativas de natureza cultural, ou desportiva, eventos que seriam impensáveis voltarem à Praça do Município, onde outrora decorriam. Hoje, julgo que ninguém terá dúvidas quanto a isso, temos mais e melhores condições para realizar este tipo de iniciativas. Graças, uma vez mais, aos sucessivos Governo Regionais”.