Reitor da UMa entrega a Ireneu modelo alternativo Madeira/Açores para garantir financiamento futuro das universidades

IRENEU COM REITORO financiamento futuro da Universidade da Madeira esteve em cima da mesa no encontro de hoje, no Palácio de São Lourenço, entre o Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, e o Reitor da UMa José do Carmo, preocupado com a atual situação e com a inexistência de avanços nesse sentido. No encontro, esteve presente, também, o vice Reitor da universidade, Sílvio Fernandes.

A este propósito, o Reitor da UMA entregou ao Representante da República um estudo, desenvolvido em conjunto com a Universidade dos Açores, com base no qual as duas universidades públicas portuguesas sediadas nas Regiões Autónomas propõem um novo modelo de compensação dos sobrecustos da insularidade e da ultraperiferia para a Universidade dos Açores e a Universidade da Madeira, em cumprimento do principio consagrado no artigo 72º do Orçamento de Estado para 2019, o qual não teve, até à data, qualquer desenvolvimento concreto.

Durante este encontro, o Representante da República foi informado, ainda, sobre a atual situação da Universidade da Madeira em matéria de crescimento internacional  e do sucesso de novos cursos superiores lecionados na Região, como Medicina e Direção e Gestão Hoteleira.

Na conclusão da audiência, o Representante da República teve ocasião de elogiar o contributo fundamental da Universidade da Madeira para a Região e para a construção da Autonomia.