Estudantes da Escola Jaime Moniz realizaram exames do Goethe Institut para certificar competências

 Na semana passada, dia 4 de julho, e pelo quarto ano consecutivo, 14 alunos da Escola Secundária Jaime Moniz do 11º e 12º anos respetivamente, realizaram os exames “FIT IN DEUTSCH 1 e FIT IN DEUTSCH 2” do Instituto Alemão. Esta iniciativa só foi possível devido à parceria que o Instituto Alemão tem, há mais de 10 anos, com as escolas públicas portuguesas, que permite aos jovens estudantes a possibilidade de adquirirem uma certificação das suas competências linguísticas na língua alemã a um preço mais acessível.

A exemplo dos anos anteriores, os alunos interessados inscrevem-se normalmente durante o terceiro período. escolar. Os exames decorrem na primeira semana de julho, depois dos exames nacionais. Antes de realizarem os exames do Instituto Alemão, os candidatos têm de fazer um teste-modelo por forma a conhecerem a estrutura do exame. 

A Escola Secundária Jaime Moniz é, desde há muito tempo, uma referência no que respeita ao ensino da língua alemã, sendo a escola na Região com o maior número de alunos de alemão. Assim sendo, importa reforçar e valorizar os conhecimentos dos alunos nesta disciplina. Os conhecimentos de alemão são relevantes no mundo inteiro e constituem uma ferramenta essencial na valorização académica, profissional, pessoal e social de cada indivíduo.  Uma das formas para que isso aconteça consiste, sem dúvida, na certificação dessas competências, a qual pode ser obtida através da realização dos exames de alemão do Goethe-Institut, reconhecido internacionalmente. 

Os referidos exames podem ser realizados por candidatos externos, por alunos de uma escola pública, caso possuam o nível linguístico correspondente, Para a realização destes exames e no caso de a escola contar com cerca de 8 a 10 alunos interessados no mesmo, o Goethe Institut compromete-se a realizar nas escolas os exames a um preço acessível aos alunos.

Isabel Rodrigues, uma das coordenadoras deste projeto, enaltece as suas potencialidades e mérito para os estudantes de línguas, conhecedores das exigências do mundo globalizado e competitivo que os convoca a uma formação permanente e à certificação das suas competências.

O FN reproduz algumas informações adicionais sobre estes exames:

Preço do exame FIT IN DEUTSCH 1 – 25 € – 10 alunos inscritos

Preço do exame FIT IN DEUTSCH 2 – 30 € – 4 alunos inscritos

Resultados dos exames – fim de julho