CDS desafia Governo a regulamentar já este mês a proposta para consumo de produtos regionais nas escolas

CDS iniciativa 6 de julho 2019O deputado do CDS e presidente da Comissão Permanente de Recursos Naturais e Ambiente, Roberto Rodrigues, desafiou hoje o Governo Regional a regulamentar “já este mês a proposta do CDS incluída no Orçamento da Região de valorização dos produtos regionais, uma vez que é precisamente em Julho que as escolas lançam o concurso público para aquisição de produtos para a confecção de refeições”.

Este desafio foi lançado durante um encontro com a comunicação social junto ao Mercado de Câmara de Lobos, onde os dirigentes do partido foram explicar aos vendedores e produtores as vantagens da proposta que o CDS apresentou em dezembro e que o Governo Regional consagrou na proposta de Orçamento Regional para 2019, faltando, contudo, regulamentar os apoios.

A proposta democrata-cristã consagra que nas cantinas públicas das escolas, lares e hospitais, nos concursos públicos para o fornecimento de bens para a confecção de refeições, conste a obrigatoriedade de incluir uma quota de produtos madeirenses. O objectivo é valorizar a agricultura, a pecuária, pescas e demais produções regionais, promover um aumento da produção, melhorar o rendimento dos agricultores e produtores, contribuir para a melhoria da imagem da nossa paisagem e evitar a saída de receitas da Região com a importação de produtos.

“Nas últimas décadas, os produtos regionais têm sido relegados para segundo plano”, criticou Roberto Rodrigues. “Isso levou a que a nossa agricultura seja quase inexistente, sobrevivendo com enormes dificuldades, em especial na última década. Com o objecto de valorizar os produtos regionais, aquilo que é genuinamente nosso, e a paisagem, o CDS fez aprovar uma proposta em sede de Orçamento Regional para que o executivo constituísse uma quota de produtos regionais a serem fornecidos nas cantigas públicas.”