“Férias Activas” proporciona actividades diversificadas às crianças do Porto Moniz

Começou no dia 2 de Julho, e termina a 30 de Agosto, o primeiro ATL Férias Activas, promovido pela Câmara Municipal de Porto Moniz, informa a autarquia. São diversas as propostas disponibilizadas às crianças nascidas entre 2009 e 2013, que se inscreveram nesta iniciativa, nomeadamente piqueniques, idas à praia, jogos tradicionais, culinária, desporto, visitas a diversas instituições do concelho e actividades ao nível da educação ambiental.

Segundo o edil do Porto Moniz, Emanuel Câmara, urgem medidas concretas que, de um modo positivo, colaborem para inverter ou amenizar as consequências da evolução demográfica fortemente caracterizada pelo envelhecimento e decréscimo da população do concelho do Porto Moniz.

Seguindo uma política de apoio às famílias, para este responsável “é importante a oferta deste leque de actividades para as crianças do nosso concelho, uma vez que, nos períodos de encerramento do estabelecimento de ensino do Porto Moniz, vários pais debatem-se com a inexistência de soluções para ocupação das crianças, não podendo o Município ficar indiferente a essas dificuldades”.

O Programa Férias Activas 2019 está a cargo da Associação Cultural e Recreativa do Porto Moniz que, não só está encarregue de planear e orientar as actividades, mas também de assegurar a selecção de monitores que ficarão responsáveis pelas crianças inscritas no referido programa.

A Câmara Municipal de Porto Moniz, em parceria com o Clube Desportivo e Cultural de Porto Moniz, desenvolveu em 2017, pela primeira vez, no concelho, um campo de férias destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos.

Com o objectivo de contribuir para a vivência de novas experiências e promover a ocupação saudável dos tempos livres destas crianças, foi realizada, ao longo de uma semana, quer no Porto Moniz, quer fora do concelho, um conjunto actividades lúdicas, desportivas e culturais.

Emanuel Câmara afirma que a Semana Activa, enquanto primeiro Campo de Férias para as crianças do Porto Moniz, demonstrou ser um enorme sucesso e, desde 2017, a procura sofreu um crescendo nos anos que se seguiram. “Recebemos, por parte dos participantes, uma excelente reacção. Não pudemos ficar indiferentes quando constatámos que o feedback, por parte dos pais daquelas crianças, era unânime na solicitação do prolongamento da duração daquela semana de actividades”, disse o edil. Segundo o presidente do Município, “este é o trabalho de um autarca: auscultar a população, perceber as suas necessidades e trabalhar para poder atendê-las, sempre que possível, e dentro das nossas possibilidades, aos pedidos dos nossos munícipes.”

A participação no I ATL Férias Activas do Porto Moniz tem uma comparticipação de 10 euros por mês, por participante, sendo o remanescente custeado pelo Município do Porto Moniz, e conta, neste primeiro ano de actividade, com 36  crianças inscritas.