Paulino Ascenção considera cirurgias em atraso “uma tragédia” e diz que o Governo “evidencia incompetência”

BE CirurgiasO Bloco de esquerda deslocou-se hoje ao Hospital Nélio Mendonça, onde defendeu a necessidade de reforço do investimento no serviço público de saúde para que esta seja acessível para todos. Segundo o coordenador Paulino Ascenção, “as cirurgias em atraso são uma tragédia e a evidência da incompetência deste Governo. Em números redondos passamos de 15.000 para 20.000 nos últimos 4 anos, e o sr Secretario vem dizer que em 4 anos resolve o problema? Não é sério”.

Ascenção sublinha que “o vice-presidente ao dizer que a Saúde na Madeira está bem e recomenda-se, quer enganar quem? As listas de espera para cirurgias são três vezes maiores na Madeira que no resto do País, é o descalabro, é um problema criado pelo PSD, resulta das escolhas políticas e não da vontade dos profissionais, e não é credível que quem criou o problema agora o vá resolver. Quem tem uma cirurgia em espera tem a vida condicionada, produz menos, pode auferir baixa – são custos para o Estado. O tempo da espera só pode fazer agravar a situação e levar a uma intervenção mais custosa que se fosse feita intervenção imediata.”.

O líder do Bloco na Madeira refere que “quando se tratam de crianças, isso sim é criminoso, tratam-se de pessoas em crescimento e os atraso podem ser dramáticos para toda a vida.  Exige-se um pingo de humanidade ao governo Regional para que dê prioridade às cirurgias em espera que envolvem crianças e adolescentes”, dizendo ainda que “há prioridades invertidas do PSD. O bloco operatório está identificado há 6 anos como carente de obras urgentes, vão ser adiadas mais uma vez”.