Primeiras Jornadas na Região debatem rede integrada de Urgências

Casa de Saúde S. João de DeusO Serviço de Urgência do SESARAM , em parceria com o SRPC – IPRAM , realiza, pela primeira vez na Região Autónoma da Madeira, as 1as Jornadas de Urgência da RAM, sob o lema “Urgências – uma rede integrada”, nos dias 14 e 15 de junho de 2019 , no auditório da Casa de Saúde de São João de Deus, no Funchal.

Esta iniciativa tem como objetivo principal “juntar o Serviço de Urgência Hospitalar com os restantes Serviços de Atendimento Urgente dos Cuidados de Saúde Primários, através da formação, divulgação e compromisso de todos os elementos da cadeia de atendimento em urgência”.

Estas primeiras jornadas visam debater e melhorar o trabalho de equipa multidisciplinar e de articulação dos cuidados de saúde urgentes na Região Autónoma da Madeira.

Numa nota enviada à comunicação social, é referido ser essencial “avaliar, apresentar, discutir e valorizar a capacidade de resposta numa Região Insular como a o arquipélago da Madeira, pois o contexto de fragmentação geográfica existente, os diversos intervenientes na resposta e as várias formações científicas que os profissionais possuem, não poderão comprometer valores e princípios que se entendem comuns e com o mesmo propósito”.

“É tempo de entender, reconhecer a importância e o valor das instituições de formação, construir e dar passos sólidos numa Jornada de trabalho, que pretende o caminho do sucesso, da eficiência e da excelência no que concerne ao atendimento urgente integrado, na Madeira”.