São Martinho é a sexta freguesia eco em Portugal

SãoMartinho eco BA freguesia de São Martinho classificou-se no sexto lugar do “ranking” das freguesias portuguesas galardoadas pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pelo desempenho em termos de sustentabilidade ambiental.

A cerimónia de entrega da bandeira verde teve lugar ontem, quinta-feira, no Mosteiro de Tibães, em Braga, durante o Greenfest, um evento que celebra o que de melhor se faz no país nas vertentes ambiental, social, económica e cultural. Estiveram presentes na cerimónia Duarte Caldeira Ferreira e Thomas Dellinger, respetivamente Presidente da Junta e Presidente da Assembleia de Freguesia de São Martinho.

“Este resultado alcançado por esta Junta de Freguesia madeirense, que a posiciona entre as melhores do país, acaba por ser fruto de políticas ambientais e do reforço da promoção dos princípios ecológicos junto da população, assim como de práticas sustentáveis não só pela Junta de Freguesia, mas igualmente pelos cidadãos que vivem, trabalham e frequentam a freguesia”, refere uma nota enviada à comunicação social.

Este galardão bienal visa avaliar e reconhecer o trabalho realizado pela administração local, com enfoque nas freguesias, em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios nas diversas vertentes.

Nesta segunda edição do projeto,  93 freguesias demonstraram o seu interesse em pertencer à rede Eco-Freguesias XXI, tendo 86 concretizado a candidatura ao galardão 2019 que consiste na atribuição de uma bandeira verde Eco-Freguesias XXI, estandarte que São Martinho vai ostentar nos próximos dois anos.