Camacha vai celebrar Festa (do Espírito Santo) com tradição

Foto DR.

Sílvio Mendes

A paróquia da Camacha vai estar, de novo, em destaque com a celebração da festa do Espírito Santo que tem grandes tradições naquela freguesia.

As celebrações vão decorrer nos dia 8, 9 e 10 de junho.

No próximo sábado, 8 de junho, às 19 horas será celebrada a missa vespertina.

No domingo às 9 horas a Eucaristia principiará às 9 horas, seguindo-se, pelas 10 horas, a visita das insígnias aos estabelecimentos comerciais do centro daquela vila.

Às 17h30 inicia-se o cortejo do pão, desde a Quinta da Arema, no sítio dos Casais de Além até à igreja, sendo as oferendas colocadas numa mesa no salão paroquial, onde se realizará a bênção da «Mesa da Copa».

Na denominada “segunda-feira da Camacha”, dia 10 de junho, será celebrada a missa às 19 horas.

Depois, no Largo da Achada, proceder-se-á à eleição do novo «Imperador», que é a pessoa que irá organizar e custear a festa do Espírito Santo no próximo ano.

Naqueles dias haverá actuações de diversos grupos: no sábado às 20h30 actuará o Grupo de Romarias e Tradições da Camacha.

A animação no domingo integra às 19 horas o Grupo Folclórico e Juvenil, às 19h30 o Grupo Folclórico  da Casa do Povo da Camacha, às 20 horas a Banda Paroquial de São Lourenço e às 20h30 o Grupo de Romarias Antigas do Rochão.

Na segunda-feira, 10 de junho, às 20h30 actuará o Grupo FtinessTeam da Casa do Povo da Camacha.