Projeções dão vitória ao Partido Socialista nas Europeias, PSD com derrota pesada, CDS baixa, BE sobe e PAN pode eleger eurodeputados

Voto-vfcomunicação
Person voting

O CDS atrás do PAN pode ser a grande nota destas eleições europeias, segundo as projeções da SIC, que coloca os centristas com um resultado entre 4,7% e 7,3%, o mesmon intervalo que é atribuído ao PAN, podendo resultar na eleições de 1 ou 2 deputados cada.

A vitória, essa, não foge ao Partido Socialista, com 30 a 34%, com o PSD em segundo lugar, entre 20 e 24%, e o Bloco de Esquerda, com Marisa Matias à frente, a duplicar os votos e a conseguir um resultado entre 8,5% e 11,5%. A CDU é ultrapassada pelo BE, está num intervalo de 5,3% e 8,3%, podendo perder um eurodeputado. Elegeu três em 2014.

O PS poderá eleger entre 8 a 9 eurodeputados e o PSD entre 6 e 7 eurodeputados, sendo que no caso do PSD e no que diz respeito à Madeira, Cláudia Monteiro de Aguiar seria eleita na fronteira, em caso do pior resultado da projeção, uma vez que foi candidata em sexto lugar.