AREAM promove encontro de projecto de eficiência energética em ilhas europeias e RUPs

A AREAM – Agência Regional da Energia e Ambiente da RAM organiza, entre 15 e 16 de Maio, no Funchal, no Sé Boutique Hotel, a segunda visita inter-regional do projecto RESOR “Apoiar a eficiência energética e as energias renováveis em ilhas Europeias e regiões ultraperiféricas”. O projecto, co-financiado no âmbito do Programa Interreg Europe, decorre entre 2018 e 2022, e reúne parceiros da Madeira, Açores, Canárias, Chipre, Reunião, Grécia, Martinica e Guadalupe.

Em regiões insulares com grande dependência dos combustíveis fósseis, o projecto visa promover a implementação de soluções de eficiência energética e energias renováveis nos sectores secundário e terciário, através da optimização da implementação dos fundos FEDER para a energia. Além da redução de emissões de CO2 e do contributo para a redução da dependência energética das regiões, a poupança de recursos ao nível das empresas, nomeadamente com energia, é determinante para a competitividade das empresas e das economias regionais, refere uma nota de imprensa.

No âmbito do projecto, estão a ser identificadas, em cada região parceira, boas práticas de investimentos em eficiência energética e energias renováveis, quer em termos de concepção de medidas e regulamentos específicos dos Programas Operacionais, quer em termos de implementação, nomeadamente tipologia de projectos e requisitos de selecção de candidaturas a financiamento. Os parceiros irão seleccionar as boas práticas com potencial de replicação nas suas regiões, estando também previsto o estudo de soluções para os desafios comuns.

No contexto das boas práticas de implementação de fundos estruturais identificadas na Madeira, no dia 15 de Maio, decorre uma visita técnica ao Hotel Galomar, 100% autosuficiente em energia, onde estão implementadas soluções de eficiência energética e tecnologias de energias renováveis co-financiadas no âmbito do INOVAR 2020, bem como à Fábrica de Biomassa do Caniçal, que processa biomassa vegetal para utilização em caldeiras, em substituição de combustíveis fósseis, cujo investimento foi co-financiado no âmbito do EMPREENDER 2020.

O seminário inter-regional que decorre no dia 16 de Maio no Sé Boutique Hotel, reúne os parceiros do projecto e os stakeholders da RAM, da Grécia, de Chipre e de Canárias, estando prevista a apresentação de boas práticas da Madeira, Açores, Canárias, Chipre, Grécia e Martinica, bem como a análise e selecção de boas práticas que possam ser replicadas na Madeira, Açores e Canárias.

No dia 16 de Maio está previsto um período de 20 minutos com acesso à comunicação social, entre as 9:15 e as 9:35h, decorrendo o evento à porta fechada após esse período.