Clube Europeu da ESJM promove conferência sobre o papel histórico das levadas com Gabriel Pita

O Clube Europeu da Escola Secundária Jaime Moniz, em parceria com a SRA-IFCN e a CACEC, tem promovido uma série de iniciativas no âmbito da candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial da UNESCO.

Assim sendo, teve hoje lugar uma palestra proferida pelo historiador, Gabriel Pita, subordinada ao tema “Levadas da Madeira: perspetiva histórica”, tendo como público-alvo os alunos dos cursos de Línguas e Humanidades da Escola.

Segundo uma nota remetida à comunicação social pelas dinamizadoras do Clube, Luísa Gomes e Ana Kauppila, o orador relembrou o facto de as grandes civilizações terem nascido à volta de cursos de água e do quanto esta continua a ser essencial nos dias de hoje. No caso das Levadas da Madeira, os alunos puderam observar o trabalho hercúleo que caracterizou a construção das mesmas, ao longo de séculos. Referiu também que Madeira conta com 2500Km de Levadas que se destinam à distribuição da água para consumo e rega, ao aproveitamento hidrelétrico e, cada vez mais, à fruição turística.

A palestra contou, ainda, com a apresentação de um léxico específico associado à temática em questão.