Nos passados dias 29 e 30 de Abril, quatro alunos de 9.º ano da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço participaram na competição Equamat9, integrada nas Competições Nacionais de Ciência (CNC) 2019, na Universidade de Aveiro. As CNC, refere uma nota de imprensa, são constituídas por um conjunto de doze competições, nas áreas de matemática, biologia, geociências, física, química, português, inglês e literacia financeira, destinadas a jovens do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário.
As equipas Afonso Dantas Almeida e Lara Beatriz Ferreira Freire (AFLAMAT) e Jorge Emanuel Moreira Correia e Michel Koch Fischer de Freitas (PMáticos) participaram na competição na área da Matemática. A preparação das equipas para esta competição teve início paralelamente com o início do ano lectivo. Foram disponibilizadas pela organização do CNC provas para os estudantes irem testando os seus conhecimentos, numa plataforma (Plataforma de Ensino Assistido) que visa a disponibilização de conteúdos para avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do ano lectivo. Estas provas têm por base as orientações programáticas do Ministério da Educação.
Os alunos Jorge Emanuel Moreira Correia e Michel Koch Fischer de Freitas obtiveram o 2.º lugar e os alunos Afonso Dantas Almeida e Lara Beatriz Ferreira Freire o 26.º lugar, na competição EQUAmat9, a nível nacional, num universo de 536 equipas. As equipas estão de parabéns pela dedicação e empenho que colocaram na preparação desta prova, considera a Escola do Caniço. A participação neste evento só foi possível com a colaboração da Direcção Executiva da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo do Caniço e da Câmara Municipal de Santa Cruz. O apoio dado pelos encarregados de educação na participação e preparação dos seus educandos, foi fundamental para o sucesso dos resultados obtidos.