XXI Semana dos Clubes, Grupos e Projetos no “Liceu” com vasto programa sobre a Cidadania Responsável

O Conselho Executivo da Escola Secundária Jaime Moniz dinamiza a XXI Semana dos Clubes, Grupos e Projetos , que decorrerá de 6 a 10 de maio de 2019. Para a sessão de abertura estão convidados o secretário regional da Educação e o Diretor Regional da Educação.

O evento mobiliza a comunidade escolar que preparou um programa diversificado de conferências, exposições, recital, teatro e dança, entre outras atividades. No fundo, é uma forma de ilustrar as atividades extracurriculares desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano letivo.

O evento é dinamizado pelas coordenadoras das Atividades de Complemento e Enriquecimento Curricular, com a colaboração dos responsáveis pelos vários projetos e clubes da ESJM.

Segundo uma nota informativa remetida à comunicação social por Maria da Fonte e Celina Gomes, “o grande objetivo da criação desta Semana, comemorada todos os anos, é sublinhar a importância da existência, na Jaime Moniz, de diferentes clubes, grupos e projetos verdadeiramente empenhados em criar, ao longo de todo o ano letivo, atividades extracurriculares que proporcionam aos seus alunos diferentes experiências, criando-lhes competências variadas em áreas diversificadas. Por um lado, expondo e partilhando trabalhos realizados por esses mesmos clubes, grupos e projetos quer ao longo do ano quer especificamente para esta semana. Por outro lado, oferecendo aos alunos uma semana especial, com uma série de atividades proporcionadoras de enriquecimento cultural, dando a conhecer, a todos, os clubes, grupos e projetos existentes na escola responsáveis pelas mesmas, atividades tais como espetáculos de dança, de ginástica rítmica, de música, de canto, de teatro e, paralelamente, palestras, conferências e debates.”

Quanto ao tema em foco do evento, “esta Semana tem todos os anos um tema aglutinador relacionado com o ano internacional celebrado e com as próprias vivências e a dinâmica da escola. Este ano celebra-se o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos e o Ano Internacional das Línguas Indígenas. Contudo, também se vive uma experiência nova na escola: a introdução de uma Educação para a Cidadania e Desenvolvimento. Todas estas temáticas revelam a importância do conhecimento que os alunos devem ter do “mundo” que os rodeia: a sua origem, evolução, forma de funcionamento das estruturas sociais, diferenças em relação a outros “mundos”, seres e culturas, conhecimento que os torna capazes de ser cidadãos ativos na sociedade em que estão inseridos, trabalhando para o bem comum. Por isso, o tema proposto para este ano foi: “Cidadão responsável, Planeta sustentável”.

É ainda de referir que “a importância dos Clubes, Grupos e Projetos na vida da Escola é enorme. As atividades que estes dinamizam despertam nos jovens a vontade de uma participação consciente e equilibrada na vida em sociedade. Estão a ser dinamizados cerca de 32 Clubes, Grupos e Projetos na Jaime Moniz”.