“À espera de Godot” no último ano da Rede Eunice no Funchal

“O encenador tornou a peça do século passado numa representação contemporânea”.

Amanhã, sábado, dia 27 de abril, às 21h00 no Teatro Baltazar Dias, sobe ao palco a peça “À espera de Godot”. Um espetáculo com encenação de David Pereira Bastos, que abriu a temporada artística 2018/2019 do Teatro Nacional D. Maria II e que foi considerado como um dos melhores espetáculos de teatro de 2018.

“Num cenário despojado, composto por uma parede de madeira com uma reentrância onde está colocada uma mesa e dois bancos – Vladimir e Estragon, Didi e Gogo, respetivamente – as personagens do primeiro ato da peça vão desfiando um diálogo, denotando apenas estarem ali a aguardar por uma personagem de quem nada se sabe a não ser o nome: Godot.”, retrata a nota enviada à comunicação social.

Da autoria do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, esta peça do ícone do teatro do absurdo, com encenação de David Pereira Bastos, que é ator em simultâneo, como Roger Blin na primeira vez que “Á espera de Godot” foi encenado, no Babilónia de Paris, em 1953.

A mesma nota refere que “o encenador fez alguns ajustes rítmicos, conferiu um tom mais musical, bem timbrado, à peça. Tornou a peça do século passado numa representação contemporânea. Ainda que não fosse essa a sua intenção, a peça tornou-se perfeitamente atual.  “O intuito é o de descobrir como fazer o texto funcionar, mantê-lo vivo para atores e público e como ser-se livre enquanto criadores e artistas ao pegar num texto com tantas e tão precisas imposições autorais sobre adereços e elementos cenográficos, integralidade do texto, intenções de falas, pauses, silêncios, movimentações no espaço e ações físicas” frisa David Pereira Bastos”.

A peça é interpretada por Miguel Moreira e Rui M. Silva, desenho de luz de José Álvaro Correia e Bruno Simão que assina o cenário. Esta é uma coprodução do Dona Maria II com o apoio da Fundação Gestão de Direitos dos Artistas.