Roteiro de Viagem: alunos da Escola Horácio Bento contactam com a tradição e o charme de Oxford

Os estudantes da Escola do 2.º e 3.º Ciclos da Horácio Bento de Gouveia prosseguem o seu itinerário pelo Reino Unido, desta feita pela emblemática Oxford. O docente que os acompanha nesta visita de estudo, Rómulo Neves, volta a dar aos leitores do FN o seu testemunho.

“Dia 7 – Oxford off we go! Hoje fomos visitar a bonita cidade de Oxford, caracterizada pelos seus colégios e universidades, repleta de tradição e um charme inigualável. Após uma walking tour, pudemos passear pelas ruas agitadas, cheias de lojas, turistas e residentes. Reparamos na bonita arquitetura dos edifícios, as paredes limpas sem o grafitti agressivo que, por vezes, invade as paredes das cidades em Portugal e ficamos surpreendidos com a quantidade de sem abrigos pelas ruas.

Tivemos ainda oportunidade de visitar o famoso Christchurch College e ver, in loco, o local que serviu de inspiração para o Harry Potter, onde se filmaram algumas cenas.

Não poderíamos regressar sem visitar uma fábrica de fudge. Doce típico, com vários sabores, cuja confeção exige uma cuidada técnica para que o produto final se torne irresistível.

Após o jantar, fomos a uma festa preparada para os quase mil alunos aqui presentes. Aproxima se a necessidade de fazermos as malas e verificarmos que, ou a mala está mais pequena ou todos temos coisas a mais. A verdade é uma: todos vão mais completos, mais conhecedores e mais ricos. Esta inesquecível experiência permitiu tantas oportunidades e vivências que o tempo não vai conseguir apagar.”