Vinho Madeira na Feira “Big Fortified Tasting” em Londres

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira I.P. – RAM (IVBAM), em conjunto com sete empresas do sector, marca presença na Big Fortified Tasting (BFT) que terá lugar amanhã, em Londres, no “Church House”, em Westminster.

A BFT é a maior feira de vinhos do mundo dedicada exclusivamente a vinhos fortificados, refere o IVBAM. A sua primeira edição foi em 2009 e desde então, ocorre anualmente no centro de Londres. Este evento é uma referência no mundo dos vinhos, recebendo apenas visitantes profissionais, maioritariamente do Canal Horeca, importadores, jornalistas, sommeliers, entre outros.

Na edição deste ano, estarão representadas sete empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, nomeadamente: CAF – Cooperativa Agrícola da Madeira, H.M. Borges, Henriques & Henriques, Justino’s Madeira Wines, Madeira Wine Company, Vinhos Barbeito e Pereira d’Oliveira, sendo que para além das provas abertas, realizar-se-á também pelas 14:00 horas, uma prova comentada sobre o Vinho Madeira, ministrada por Rubina Vieira, do IVBAM, IP-RAM e cujo tema será: “Madeira – The Winemaker’s Signature”.

Noano passado, o mercado inglês foi, em termos de valor, o segundo mercado mais importante para o Vinho Madeira, na Europa, representando em termos de receita cerca de 1.384.941,49 Euros.

O custo total desta acção é co-financiado em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.