Projeções do Parlamento Europeu dão subida do PSD e descida do PS

O Parlamento Europeu vem realizando projeções tendo em vista as próximas eleições europeias de 26 de maio. Hoje, divulgou os resultados da última avaliação e neles podemos constatar que o PSD aproxima-se do PS e, com isso, permite-lhe eleger mais um deputado, sete, do que os atuais, se conseguir manter esta diferença que o estudo revela.

Segundo esta projeção, o PSD, com Paulo Rangel à cabeça, fica tem 31,9%, subindo assim relativamente à sondagem que foi divulgada a 1 de março, que dava 26,2% e a possibilidade de manter os seis eurodeputados que tem atualmente, dando em qualquer das circunstâncias para eleger a deputada representante do PSD-Madeira, Cláudia Monteiro de Aguiar, que Rui Rio diz tratar-se da representante das Regiões Ultraperfiéricas portuguesas, Madeira e Açores, na futura composição do Parlamento Europeu.

O Partido Socialista, com Pedro Marques número um, desce de 39,2% para 37,4%, mas mesmo assim conseguiria aumentar o número de deputados, que neste momento é de oito.

A projeção do PE dá conta, também, de uma quebra do CDS, com Nuno Melo na liderança, que perde 2% relativamente ao estudo divulgado a 1 de março. Em sentido contrário está a CDU, com João Ferreira à frente, com 10,1% contra 6,8% do início de março. O BE desce ligeiramente mas consegue eleger mais um eurodeputado para acompanhar Marisa Matias. Aliança e PAN andam pelos 2% cada.