Marcos Freitas na final da Liga dos Campeões e Énio Mendes com a Taça do Rei colocam Madeira no topo do ténis de mesa internacional

Marcos Freitas na final da Liga dos Campeões em ténis de mesa.
Énio Mendes em foco.

O mesatenista madeirense Marcos Freitas está na final da Liga dos Campeões depois da sua equipa, o TTC Fakel Gazpom, da Rússia, ter conseguido o apuramento com uma vitória por 3-1, a que se junta o triunfo na primeira mão. Marcos Freitas foi mais uma vez decisivo para a vitória da sua equipa ao repor a igualdade no encontro, após vencer o sueco Jon Persson, por 3-0 (13-11, 13-11, 11-8).

Entretanto, na 1ª Liga Masculina da Rússia, a equipa principal do TTC Fakel Gazprom garantiu o primeiro lugar na fase regular do campeonato, tendo vencido todos os encontros disputados. A formação de Oremburgo destaca-se entre as oito equipas que irão disputar o play-off da 1ª Liga Russa, antevendo-se como uma das grandes candidatas à vitória.

Num outro patamar, mas igualmentre relevante, o Arteal Santiago TM, equipa espanhola onde milita o madeirense Énio Mendes, conquistou, pela primeira vez na sua história, a Taça do Rei em ténis de mesa.
De acordo com uma nota da Associação, “Énio Mendes foi fundamental na conquista deste título para a sua equipa, começou por derrotar Alexandru Cazacu, por 3-2, e quando o encontro se encontrava empatado, coube-lhe a responsabilidade de decidir o desfecho do mesmo. O atleta insular não entrou bem na última partida, perdendo os primeiros dois sets, no entanto, nunca baixou os braços e alcançou uma brilhante reviravolta, garantindo uma nova vitória, também por 3-2, sobre Carlos Caballero, e assegurando um título histórico para a formação de Santiago de Compostela. Énio, que já conta com um extenso palmarés, conquistou este título pela segunda vez na sua carreira, com a particularidade de tê-lo feito pelo Cajasur Priego, em 2012, e agora pelo Arteal Santiago”.