Escola EB1/PE da Lombada representada em projeto na Roménia

A Escola de Ginástica I.G. Duca Petrosani, Hunedoara, na Roménia, está a receber, esta semana, os parceiros do projecto ERASMUS – “LIKE THE NATURE – TRACE – Desporto – MUSIC!, entre eles a escola EB1/PE da Lombada, Ponta do Sol, que está representada pelas professoras Sofia Freitas e Rosa Luisa Gaspar, coordenadora deste mesmo mesmo. Também estão presentes alunos e professores de Várpalota – Hungria, Statte – Itália, Psary – Polónia, Järvamaa Turi na Estónia.

No início da semana, a I.G. A Escola Primária Duca acolheu os países parceiros com uma receção tradicional. As atividades conjuntas com os alunos e professores estão a ser muito interessantes e educativas. Assistir e participar nas aulas têm sido o ponto alto da semana. Assistiu-se a grande performance musical por parte da escola de música.

As escolas parceiras, à vez, e em grande grupo, fizeram as suas apresentações das atividades que estavam previstas até ao momento. Os coordenadores do projeto discutiram, em reunião, algumas das tarefas futuras.

Estão a ser realizadas diversas visitas culturais a locais históricos, em grupo, com visitas a “O Castelo do Céu” onde alunos e professores “tiveram a experiência de subir num teleférico, bem a pique, por 210 metros acima do nível do solo. Além do maravilhoso panorama, a balada de Kelemy Kelemen foi revivida por todos.
Após o almoço comum, que teve lugar num prédio industrial com uma transformação cuidadosa, descobrimos o antigo ninho da família Hunyadi. O grupo internacional conheceu as histórias interessantes do castelo”.

Segundo a coordenadora: “As atividades desenvolvidas dentro do projeto servem aumentar o interesse no desporto e ter uma posição ativa na proteção do ambiente natural e histórico, conhecer, aceitar e respeitar as crenças, tradições e costumes de outros povos e fornecer aos professores, alunos e escolas envolvidas no projeto novos conhecimentos e experiências para melhorar os métodos de ensino e aprendizagem”.