Núcleo de Proteção Civil no Curral dos Romeiros abre sábado, 30 bombeiros juram fidelidade a 22 de março

O presidente da Câmara Municipal do Funchal anunciou hoje, no âmbito da reunião da Autarquia, que no próximo sábado, 16 de março, será inaugurado, no Curral dos Romeiros, Monte, o núcleo local de Proteção Civil, disponibilizando “kits” de intervenção em caso de incêndio, tendo em vista “adotar uma cultura de segurança para a fase anterior à chegada das forças de intervenção, envolvendo a formação das pessoas”. O investimento é da ordem dos 44 mil euros.

Paulo Cafôfo revelou, também, que este núcleo, instalado numa antiga escola, ganhou o primeiro lugar, dentro da rede de Autarquias participativas, num total de 17 candidaturas, relevando esta medidas que visa preparar as pessoas para a “autoproteção”, avançando que estão planeados projetos idênticos para a zona da Alegria, Corujeira, Lajinhas e já existe um núcleo a funcionar na Escola Dr. Brazão de Castro.

O presidente da Autarquia disse, ainda, que está previsto para o dia 29 de março um Forum Regional de Boas Práticas Participativas, com base em iniciativa de âmbito nacional, com intervenção de vários parceiros. “Será um momento de boas práticas”.

Neste contexto de Proteção Civil, Cafôfo anuncia o juramento de fidelidade dos 30 novos elementos dos Sapadores de Bombeiros do Funchal, marcado para 22 de março, tratando-se de elementos que irão integrar os quadros daquela corporação. “Temos pessoas bem preparadas, que começam a carreira de bombeiro, significando que estamos mais seguros”. Esse momento será aproveitado para apresentar três novas viaturas de combate a incêndios, adaptadas a uma rede viária para as zonas altas. O investimento rondou os 860 mil euros.