Jorge Carvalho hoje na apresentação da Temporada Artística 2019

Cerimónia será na Fortaleza do Pico.

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, estará presente hoje, quarta-feira (13 de março), pelas 11h30m, na cerimónia de apresentação da Temporada Artística 2019, da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), que terá lugar na Fortaleza do Pico.

A Secretaria Regional de Educação implementa e apresenta anualmente, a nível regional, um ciclo de eventos compilados numa Temporada Artística com as diversas formações artísticas da DSEAM, da Direção Regional de Educação.

Ao longo destes últimos 39 anos, a DSEAM tem vindo a alicerçar-se como um dos mais importantes polos regionais de formação extraescolar de crianças e jovens, nas diferentes áreas artísticas. Por esta instituição passam, todos os anos e em média, cerca de 1.100 crianças e jovens que, nas suas palavras, consideram a formação e as experiências artísticas obtidas mais-valias para a sua atividade escolar e/ou profissional. Muitos dos que por lá passaram ocupam, hoje, lugares de destaque nas mais diferentes áreas artísticas do panorama regional e até mesmo nacional.

Este projeto assume-se como um dos únicos a ter uma abrangência regional total, sendo dinamizado por 16 formações artísticas que desenvolvem trabalhos nas áreas da música, do teatro e da dança, de uma forma descentralizada. Destes grupos, fazem parte os melhores alunos que, junto com os seus professores, assumem o compromisso de levar a todos os municípios da Região Autónoma da Madeira o melhor que sabem e que fazem.

Para além da importância de levar todos estes alunos ao palco, a DSEAM tem tido, igualmente, a preocupação de recuperar e divulgar o vasto património cultural madeirense junto dos cidadãos da Região e, também, junto do público nacional e estrangeiro que, anualmente, nos visita. Esta divulgação é feita através de uma agenda artística anual.

Em 2019, uma vez mais, oferece-se o palco a criadores e intérpretes que estudam e trabalham na DSEAM, contribuindo quer para a sua divulgação e valorização, quer para a fruição das diversas expressões artísticas pelos diferentes públicos das duas ilhas, nomeadamente através da música, teatro, dança, festivais e algumas surpresas.