Livro “Reflexões Actuais sobre a Educação Musical” será lançado amanhã na DSEAM

São estes os autores da obra.

O auditório da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), servirá de palco, amanhã pelas 11 horas, à apresentação do livro “Reflexões Actuais sobre a Educação Musical”, o quinto volume da Colecção “Contributos e Ideias para a Educação Artística”, iniciativa da SRE da autoria de professores da área musical na RAM. São eles Almindo Fernandes, Carla Jardim, Slobodan Sarcevic e Teresa Leão. A direcção-geral é de Virgílio Caldeira e a coordenação dos investigadores de Carlos Gonçalves, Natalina Cristóvão e Paulo Esteireiro.

Após a apresentação desta obra, a cargo de Paulo Esteireiro, realizar-se-á uma mesa redonda com a presença dos autores e moderada por Natalina Cristóvão, subordinada ao tema “Problemas actuais da educação musical”.

Nos últimos anos, o número de artigos publicados em revistas científicas tem aumentado exponencialmente, porém, ficam geralmente circunscritos à comunidade académica, refere uma nota aos órgãos de comunicação social. Este quinto volume da Colecção “Contributos e Ideias para a Educação Artística” visa valorizar os estudos de mestrado realizados recentemente na RAM, permitindo que os seus resultados sejam publicados em suporte papel e divulgados fora do meio académico.

 Todos os projectos apresentados neste volume apresentam propostas que visam abordar questões actuais da educação musical em contexto escolar, tais como estratégias para incentivar a improvisação e a criatividade nas crianças e jovens; formas de envolver musicalmente a família nas actividades práticas com alunos, em contexto de sala de aula e apresentações públicas; novas metodologias de ensino de instrumentos musicais, a realização de um festival escolar e os seus impactos nos alunos.