“Encontros com o Cinema” prosseguem na Ponta do Sol

 

“O Segredo da Câmara Escura” é o filme que será exibido a 15 de Fevereiro, pelas 21h30, no Centro Cultural John Dos Passos, na Ponta do Sol, em mais um “Encontro com o Cinema”. Esta longa-metragem francesa é realizada em 2016 pelo japonês Kiyoshi Kurosawa, um dos maiores visionários actuais do cinema de terror, refere uma nota. Quando o assistente de um fotógrafo de daguerreótipos se apaixona pela filha do seu mentor, o amor e o sofrimento da relação reflectem-se na sua arte.

Jean (Tahar Rahim), jovem parisiense com poucas capacidades e ambições, parece um candidato improvável a assistente do famoso e obsessivo Stéphane (Olivier Gourmet), um fotógrafo perfeccionista que vive em isolamento desde a inesperada morte da sua esposa. Jean encontra-se na vasta e decadente mansão do seu empregador, para ajudar a criar daguerreótipos à escala humana, tão vívidos que parecem conter a alma dos retratados. O seu modelo é quase sempre a filha e musa de Stéphane, Marie (Constance Rousseau). Quando Jean e Marie se apaixonam, apercebem-se que têm de criar um plano para deixar o mundo assombrado de Stéphane. Haverá algo contido nos daguerreótipos que impedirá a sua fuga? Assim reza a sinopse.

O filme fez parte da Selecção Oficial do Toronto Internationl Film Festival, e foi nomeado para o Grand Prix do Ghent International Film Festival 2016.