Ensembles de Clarinetes dão concerto interactivo no domingo

De acordo com uma informação da Secretaria Regional de Educação, esta entidade, através da Direcção Regional de Educação e da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), promove, no domingo, 10 de Fevereiro, pelas 17 horas, no Salão Paroquial da Igreja do Campanário, o primeiro concerto interactivo deste ano dos Ensembles de Clarinetes com as escolas básicas do 1.º Ciclo com Pré-escolar do Campanário e da Corujeira.

Neste concerto, os Ensembles de Clarinetes A e B, da DSEAM deverão interagir com os alunos do 1º ciclo. O evento contará com a especial participação de cerca de 25 alunos executantes de clarinete. Este evento, na perspectiva dos seus dinamizadores, constitui uma oportunidade para mostrar ao público o trabalho realizado ao longo deste ano lectivo, apresentando-se, pela primeira vez, num espectáculo ao vivo e num auditório deste género. Por outro lado, esta iniciativa pretende motivar os alunos do 1º ciclo para a prática de um instrumento com as características do clarinete, através da interacção com músicos da sua idade.

Nas obras a apresentar pelos executantes dos Ensembles predominam o estilo Swing, Ragtime e êxitos dos anos 60 e 70. O destaque vai para os compositores Terence J. Thompson, com o seu arranjo no estilo swing de ‘Suite-City Scenes’; Henry Mancini, com ‘Moon River’; Glenn Miller, com ‘Moonlight Serenade’ e John Lennon/Paul McCartney, com o conhecido tema ‘Yesterday’, canção concluída por Paul McCartney numa viagem entre Lisboa e o Algarve e gravada em 1965 para o álbum Help.

O Ensemble de Clarinetes A foi constituído em 1996 e partiu da motivação e empenho dos estudantes em aprofundar e enriquecer as suas competências na execução de vários géneros e estilos musicais. Atualmente, é composto por 12 executantes, com idades compreendidas entre os 13 e 26 anos.

O Ensemble de Clarinetes B foi constituído em 2008 e é composto por 12 executantes, com idades compreendidas entre os 11 e 16 anos.

Ambos contam com a direcção artística de José António Sousa, informa a nota enviada aos órgãos de comunicação social.