Encontro juntou os dois sindicatos mais representativos dos enfermeiros da Região

Foto arquivo.

Realizou-se no dia 16 de janeiro se 2019, por iniciativa do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR), uma reunião entre as estruturas sindicais de enfermagem da Madeira, SINDEPOR e SERAM, com o objectivo de discutir a actual situação da Enfermagem na Região Autónoma da Madeira.

Segundo uma nota de imprensa do SINDEPOR, foi abordado o descongelamento das progressões, sendo este um ponto em que os dois sindicatos se encontram em consonância, em que se deverá aplicar na Região o que foi acordado na última reunião com o Ministério da Saúde, ou seja 1,5 pontos de 2004 a 2014 e dois pontos por biénio até 2018, a todos os enfermeiros independentemente do vínculo.
Igualmente, foi abordada a proposta apresentada pelo SINDEPOR ao Secretário Regional da Saúde, em Dezembro de 2018, da possibilidade de negociação de um acordo de empresa, que abrangeria todos os enfermeiros do SESARAM, acordo esse onde se inclui as diferentes categorias de enfermagem, funções inerentes e tabela salarial, com valorização de todos os enfermeiros.
Ficou acordado novo encontro entre as estruturas sindicais em Fevereiro no sentido de se tentarem encontrar pontos de convergência mútua.
Presentemente o SINDEPOR encontra-se num processo eleitoral interno, culminando no dia 26 de janeiro com a eleição dos seus representantes regionais.
Dará início a um programa de visitas aos centros de saúde da zona Leste e Funchal, depois de já ter realizado visitas aos centros de saúde do Norte e zona oeste da Madeira.