SESARAM alarga Consulta Aberta ao Centro de Saúde do Bom Jesus

Quem tem análises clínicas para amanhã, segunda-feira, deve ter em conta a greve dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.

O Serviço de Saúde da RAM veio informar que a partir de hoje, 15 de Janeiro, a Consulta Aberta (consulta complementar) foi alargada ao Centro de Saúde do Bom Jesus, das 14h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira.

Esta consulta complementar destinada aos utentes que necessitam de atendimento pouco ou nada urgente, residentes no concelho do Funchal, foi disponibilizada a partir do dia 10 de Janeiro nos Centros de Saúde de Santo António e da Nazaré e, em apenas três dias, já registou mais de 80 atendimentos, refere o SESARAM.

O alargamento desta consulta a mais um Centro de Saúde no Funchal surge em função da procura, no sentido de garantir o atendimento aos utentes que por motivos de doença súbita, não urgente e/ou pouco urgente necessitam de cuidados médicos.

A consulta aberta (consulta complementar) vigora em situação de excepção durante o período de activação do Plano de Contingência para o Inverno, explica um comunicado. Esta consulta é criada no âmbito do Plano de Contingência para o Inverno apresentado pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, em vigor desde Outubro até Abril, o qual integra orientações estratégicas e referenciais para actuação nas instituições do sistema de saúde da RAM.

“Assim, os utentes que necessitam de ajuda médica, não urgente, devem privilegiar a ida ao centro de saúde da sua área de residência e procurar uma das várias soluções de atendimento lá existentes, nomeadamente a consulta de recurso, as consultas não programadas e/ou a consulta aberta existente, a partir do dia 10 de Janeiro, nos Centros de Saúde do da Nazaré e no Centro de Saúde de Santo António, e a partir do dia 15 de Janeiro, no Centro de Saúde do Bom Jesus”, explica o SESARAM. Esgotadas estas possibilidades de atendimento, os utentes residentes fora do Funchal têm ainda a possibilidade de recorrer aos Centros de Saúde com Serviço de Atendimento Urgente, nomeadamente os Centros de Saúde da Calheta, de Machico, de São Vicente e do Porto Santo (todos com Serviços de Urgência com funcionamento 24 horas) e ainda aos seguintes centros de saúde:

Centro de Saúde de Câmara Lobos – Dias úteis: das 16:00 às 23:00 | Fins-de-semana e Feriados: das 09:00 às 23:00.

Centro de Saúde do Porto Moniz – Dias úteis: das 08:00 às 20:00 Centro de Saúde da Ribeira Brava – Todos os dias: das 08:00 às 23:00

Centro de Saúde de Santana – Todos os dias: das 08:00 às 22:00

“O recurso adequado aos serviços disponíveis possibilitará uma melhor resposta na prestação de cuidados, em conformidade com as necessidades da população, diminuindo os tempos de espera”, frisa o SESARAM. Mais informação sobre o funcionamento dos centros de saúde pode ser obtida no site do SESARAM, https://www.sesaram.pt