Marcelo diz que novo Bispo do Funchal é um “comunicador perfeito” para um “tempo de grandes desafios e responsabilidades”

Marcelo Rebelo de Sousa distingue as qualidades humanas e morais do novo Bispo do Funchal.

O Presidente da República relevou hoje a carreira “brilhante de serviço à Igreja e à comunidade” do novo Bispo do Funchal D. Nuno Brás da Silva, numa nota publicada no site da presidência e que acentua a designação de D. Nuno Brás da Silva Martins como bispo do Funchal, realizada por Sua Santidade o Papa Francisco como “uma notícia que enche de júbilo todos os Portugueses, crentes e não crentes”.

Com esta nomeação, escreve Marcelo Rebelo de Sousa, “o Santo Padre procedeu à escolha de uma personalidade com uma vasta e brilhante carreira de serviço à Igreja e à comunidade, como pastor e como intelectual distinto, que, entre outras funções, foi reitor do Pontifício Colégio Português em Roma, reitor do Seminário Maior de Cristo Rei, bispo auxiliar de Lisboa e bispo titular da diocese de Elvas”.

Marcelo lembra que “Cristo comunicador perfeito é o tema e o título da sua dissertação de doutoramento, presente à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma em 1999”, para expressar que “pelas suas qualidades humanas e morais, pela força da sua fé e pelo exemplo do seu percurso, D. Nuno Brás da Silva Martins será, também ele, o comunicador perfeito que servirá modelarmente a diocese do Funchal num tempo de grandes desafios e responsabilidades”.