CDU alertou para descargas de esgoto na praia dos Reis Magos

A CDU alertou, na Praia dos Reis Magos, para uma situação que subsiste, há anos, nomeadamente “as descargas regulares de esgoto que se efectuam neste local, sobretudo por falhas de capacidade da actual ETAR”. De acordo com Sílvia Vasconcelos, esta há anos que é manifestamente insuficiente e incapaz de dar resposta a estes efluentes, por isso, quando enche no total da sua capacidade, ocorrem descargas na praia, o que se verificou, a exemplo, no início deste ano, em que o tempo veraneante levou vários banhistas aos Reis Magos.

A coligação entre PCP_e Verdes alerta que este é um espaço de fruição marítima e balnear, o ano inteiro, mas o problema torna-se ainda mais grave se tivermos em conta que os Reis Magos se encontram relativamente próximo de uma zona de reserva natural, nomeadamente o Garajau.

Assim, a CDU procura, mais uma vez, chamar a atenção e alertar os governantes, municipais e regionais, para esta situação, sobretudo os que são responsáveis pala área do ambiente, e que há muito já deviam ter tomado medidas resolutivas quanto a este assunto, nomeadamente no que respeita à construção de uma nova ETAR nos Reis Magos, ou, no mínimo, o melhoramento da actual”.

Sílvia Vasconcelos sublinhou que bastariam 200 mil euros para se proceder à remodelação necessária nesta infraestrutura. Esta, disse a parlamentar, “é uma frente mar com potencialidades que não podem ser descuradas sob o ponto de vista sócio-económico, nem tão pouco pode ser descurada na sua preservação ambiental, devido à negligência por parte dos governantes”.