Montenegro avalia candidatura à liderança do PSD

Montenegro
Luís Montenegro estará a avaliar a eventualidade de destronar Rio da liderança do PSD

Luís Montenegro poderá estar a posicionar-se para a liderança do PSD, revela o jornal PÚBLICO na sua edição online, avançando que antigo líder parlamentar social democrata “está a ponderar, escutando apelos e fazendo uma reflexão pessoal, a possibilidade de avançar como candidato à liderança do PSD, caso o cenário de demissão de Rio venha a tomar forma”.

O mesmo jornal revela que as “declarações de Manuela Ferreira Leite sobre o PSD – antes um “pior resultado” do que um partido com o “rótulo de direita” – serviram de alavanca para Luís Montenegro dar um sinal ao partido. “Isto tem de mudar”.

Esta inesperada disponibilidade de Montenegro vem tornar visível o descontentamento que, em surdina, grassa no PSD nacional relativamente à forma como Rio tem conduzido os destinos do partido desde que tomou posse, defraudando as expetativas que o apontavam como um líder combativo e capaz de levar o PSD a uma onda vitoriosa, o que nunca aconteceu em termos de sondagens.

Rui Rio, pela experiência enquanto presidente da Câmara do Porto, era dado como o líder ideal para fazer o PSD voltar às vitórias, mas os resultados de estudos levados a efeito nos últimos tempos, continuam a dar vantagem a António Costa, colocando o PSD numa posição pouco confortável para aspirar ao regresso a um partido de poder.