Natal na Madeira marca estreia do AIDAnova, navio regressa no último dia do ano

AIDA nova
A imagem da APRAM revela o momento em que o AIDAnova chega ao porto do Funchal.

AIDA nova BAIDAnova chegadaO AIDAnova fez estreia hoje no Porto do Funchal, sai esta segunda-feira, 24 de dezembro, véspera de Natal, pelas 23.59 horas, com destino a Tenerife. Regressa à Madeira no último dia do ano de 2018.

Esta primeira escala do “AIDAnova”  Funchal, regista 6116 passageiros e 1408 tripulantes a bordo, sendo que o navio é proveniente de Las Palmas.

O site dos portos revela que “a segunda escala do “AIDAnova” na Madeira é no próximo dia 31, na passagem de ano. De janeiro a abril, o navio fará mais 14 escalas no Porto do Funchal”.

A mesma informação sublinha que “este é o mais novo navio da AIDA Cruises, entrou ao serviço a 16 de dezembro, depois de 3 meses em testes. É o primeiro navio de cruzeiro movido a LNG, um combustível muito mais amigo do ambiente que reduz bastante as emissões nocivas para a atmosfera. É o 13.º navio da AIDA, com capacidade para 6600 passageiros e 1500 tripulantes.”.

O facto de ser um navio maior, com maior capacidade, coloca alguns desafios à APRAM, como revela a Associação de Portos da Madeira, referindo que, neste particular, “tem de responder eficazmente a um desembarque mais massivo de passageiros e a um maior número de bicicletas, do que é hábito nos navios desta companhia. Neste navio vão funcionar cinco portalós, quando o normal são três”.