
É fundamental que todos procurem fazer do Natal “um verdadeiro berço”, de nascimento para uma vida de amor pelo outro. Esta foi, em síntese, a mensagem principal da homilia que o Padre Jorge Magalhães fez hoje, na tradicional Missa do Parto, na Escola Secundária Jaime Moniz.
Perante uma assembleia de alunos e familiares, funcionários, professores e demais participantes, as tradições genuínas madeirenses em honra da Virgem do Parto foram assinaladas nesta instituição escolar e enriquecidas com os cânticos do Coro “O Lyceu”.
O jovem sacerdote fez um apelo a todos para que, perante a tristeza e prostração do mundo, olhassem para os irmãos e transmitissem a certeza do Amor de Jesus e de que a Salvação é sempre possível no Amor de Cristo. Por isso, mais do que o materialismo e os enfeites de Natal, o importante é viver em comunidade, atualizando na prática os ensinamentos do Evangelho. Afinal, há sempre tempo para ajudar aqueles que mais precisam, para partilhar boas atitudes, tal como Jesus ensinou.
Também a presidente do Conselho Executivo, Ana Isabel Freitas, enalteceu o espírito da comunidade na celebração da Missa do Parto, agradecendo o contributo de uma vasta equipa que todos os anos procura assinalar o Natal na instituição.
Após a celebração religiosa, seguiu-se os habituais cânticos das Missas do Parto e convívio, na cantina da ESJM.