Concerto e CD para assinalar amanhã 10º aniversário do grande órgão da igreja do Colégio

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Secretaria Regional do Turismo e Cultura informa que amanhã, dia 13 de Junho, pelas 18 horas, a Igreja do Colégio vai acolher o lançamento de um CD, num concerto comemorativo que assinala o 10º aniversário do Órgão desta Igreja.

Este CD resulta de uma parceria com a SRTC, através da Direcção Regional da Cultura, e integra o Programa de Comemorações alusivo aos 600 Anos do Descobrimento das ilhas da Madeira e do Porto Santo. Será apresentado, em concerto, pelo organista Paulo Silva, na interpretação de obras de J.S. Bach, G. Bohm e Brahms, entre outros compositores.

O órgão da Igreja de São Evangelista (Igreja do Colégio), construído em 2008 e que se encontra no coro-alto da Igreja, foi idealizado e criado no século XXI para música ibérica e italiana, mas também para outras obras, até J. S. Bach.

Encomendado pelo Governo Regional, é da autoria do mestre organeiro Dinarte Machado, tem dois teclados e pedaleiras e 1586 tubos, tendo sido inaugurado, em 2008, num concerto com o organista Ton Koopman.

Paulo Silva, por seu turno, é licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e, da sua actividade, destacam-se diversos recitais e concertos de órgão e piano em Portugal e Espanha. Foi também organista na Igreja da Lapa e na Sé do Porto e é, actualmente, professor de órgão e piano no Conservatório- Escola Profissional das Artes da Madeira, sendo também, há cinco anos a esta parte, o organista titular do grande órgão da Igreja do Colégio.

Este concerto tem entrada livre.