Museu de História Natural inaugura mostra dedicada a Günther Maul no dia 12

(Foto cm Funchal)

O Museu de História Natural do Funchal celebra, este ano, o seu 85º aniversário de actividade com um amplo programa. Neste âmbito, realiza-se no próximo dia 12, pelas 17 horas, nas instalações do Museu, a abertura oficial da exposição “Museu, Natureza e Ciência: Günther Maul (1909-1997)”, dedicada à obra notável deste dermoplasticista e cientista, que foi o responsável pelos trabalhos de preparação e montagem dos exemplares expostos na abertura do Museu, em 1933, e posteriormente seu director (1943-1981).

O Museu de História Natural do Funchal foi inaugurado a 5 de Outubro de 1933. Foi o primeiro museu a ser criado por uma entidade pública na Região e o mais antigo ainda em funcionamento. É uma instituição científica e cultural que visa proporcionar ao visitante o conhecimento da fauna, flora e geologia do arquipélago.

Esta instituição tem em exposição, ao longo de seis salas, 78 espécies de peixes, 247 espécies de aves, 14 espécies de mamíferos, 3 espécies de tartarugas marinhas, 152 espécies de insectos e outros invertebrados, 19 espécies de plantas e uma colecção significativa de rochas, minerais e fósseis marinhos, todos colhidos na área do arquipélago da Madeira.

As colecções de estudo do Museu contabilizam hoje mais de 62 mil registos, representando mais de 200 mil espécimes oriundas do Arquipélago da Madeira e da Macaronésia, possuindo, neste momento, um quadro de nove conservadores, que mantêm uma actividade científica de relevo no contexto da Macaronésia.