Jerónimo de Sousa distingue mérito do histórico Rui Nepomuceno no Congresso Regional do PCP

Jerónimo Sousa e Rui Nepomuceno, com a mulher, Aida Nepomuceno. Fotos Maria João Nepomuceno.

O histórico militante comunista, Rui Nepomuceno, foi homenageado pelo secretário-geral do partido, durante a sessão de abertura do Congresso Regional, que ontem se iniciou na Madeira.

Acompanhado da mulher, Aida Nepomuceno, e demais familiares, esta figura de referência do PCP na Madeira ouviu de Jerónimo de Sousa palavras de reconhecimento por uma longa, firme e corajosa ação na fundação e expansão do partido na Madeira.

https://www.facebook.com/mariajoao.nepomuceno1/videos/2086540391407803/

 

Não foram tempos fáceis.  Rui Nepomuceno tinha tudo para aderir a partidos que lhe proporcionariam o carreirismo ou então uma vida partidária mais folgada. Mas manteve-se sempre leal aos ideais comunistas, no partido que ajudou a criar e a crescer, de forma difícil, mas desabrida, numa ilha de brandos costumes como a Madeira mas com uma rejeição primária ao comunismo. Oriundo de uma família de empresários e advogado de profissão, Rui Nepomuceno bateu-se pelos ideais de defesa das classes trabalhadoras, sacrificando bastas vezes a segurança da própria família, em tempos de duro combate pela democracia. Encontrou na mulher, Aida Nepomuceno, o suporte para manter a família unida e o oxigénio necessário para continuar a servir o partido com a convicção que sempre o caracterizou.

O contributo de Rui Nepomuceno para o conhecimento da História da Madeira também urge ser salientado, já que este militante comunista, além da advocacia, nutre um gosto inquestionável pela pesquisa histórica e tem publicado diversos títulos de cariz historiográfico, tendo por centro a Madeira.

Neste momento, dada a sua provecta idade, Rui Nepomuceno ocupa uma segunda linha do partido, já que os tempos colocam à frente do PCP/M outros rostos e outros projetos. Mas Rui Nepomuceno continua a ser a figura tutelar do partido, independentemente dos rostos que estejam na liderança. O percurso do histórico militante fala mais alto do que os militantes ou líderes de passagem.

A homenagem de Jerónimo Sousa procurou salientar o contributo inestimável de Rui Nepomuceno ao PCP, fazendo jus à história. De sorriso sempre afável e uma amabilidade reconhecida por todos, Rui Nepomuceno mostrou-se grato e comovido com a distinção de Jerónimo Sousa.

Aliás, não é a primeira vez que Rui Nepomuceno é distinguido publicamente. Já o Representante da República para a Madeira, Monteiro Dinis, o distinguiu com uma Comenda, entre outras distinções que tem recebido ao longo do seu longo percurso de vida.