Criadores de gado das Serras do Poiso limparam espécies invasoras

criadores

criadores limpeza
A operação de limpeza decorreu ontem, sábado.

A Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso, com a colaboração do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), promoveu, este sábado, uma ação de remoção de espécies vegetais infestantes/invasoras, que proliferam em áreas de pastagem do Perímetro Florestal das Serras do Poiso, afetas ao pastoreio dos rebanhos de ovelhas desta coletividade.

Esta ação teve por principal objetivo o controlo de carqueja e, também, de giesta e de outros matos com caráter invasor. Com esta limpeza das áreas de apascentação, os pastores passam a dispor de prados mais adequados e com melhor produção forrageira para os animais.

Uma nota da secretaria regional do Ambiente sublinha que “o Perímetro Florestal das Serras do Poiso é uma superfície florestal gerida pelo IFCN, onde os criadores de gado estão autorizados a proceder à apascentação dos seus rebanhos”, referindo ainda que “iniciativas do género irão auxiliar na redução da carga de combustível disponível e, consequentemente, na diminuição da combustibilidade e da severidade de possíveis incêndios”.

Ao retirarem estas espécies e ao criarem clareiras, estes espaços passam, igualmente, a ser usufruídos pelas pessoas que deles desfrutam, visto as Serras do Poiso estarem dotadas de diversas infraestruturas de recreio e lazer, muito procuradas por residentes e turistas.