Mostra “O Mediterrâneo somos nós” na Galeria de Arte Francisco Franco

A exposição que junta Filipe Reis, Filipe Ferraz e Emiliano Dantas, intitulada “O Mediterrâneo somos nós”, pode ser visitada até ao dia 14 de Dezembro na Galeria de Arte Francisco Franco, na Escola Secundária de Francisco Franco, no Funchal. A mostra foi inaugurada no passado dia 22 de Novembro, no âmbito dos Encontros Translocal com o Mediterrâneo promovidos no Funchal e na Ponta do Sol, numa iniciativa sob coordenação do projeto Translocal – Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, ao qual que se associaram outras instituições e projectos regionais, entre os quais a Escola Secundária Francisco Franco, através da Galeria de Arte Francisco Franco e do Plano Nacional de Cinema.

A mostra “O Mediterrâneo somos nós” é o resultado final de um projecto de investigação/criação acolhido pelo Laboratório Audiovisual do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia – Nova FCSH, ISCTE-IUL, U. Coimbra e UMinho) que pretendeu, através do recurso a meios audiovisuais (vídeo, som e fotografia), entender a identidade e a diversidade do Mediterrâneo e situar Lisboa como a casa de muitos ‘mediterrâneos’, esclarece uma nota de imprensa divulgada por Filipa Venâncio, coordenadora da galeria de arte Francisco Franco.

Usando uma metodologia de trabalho inspirada na antropologia visual e do som, ao longo do projecto foram realizadas entrevistas a uma dúzia de pessoas oriundas de países da orla do Mediterrâneo residentes em Lisboa e arredores de Lisboa, refere-se. As entrevistas foram registadas em vídeo em pelo menos duas línguas: a sua língua materna e português ou inglês. Nas sessões de entrevista essas pessoas foram também gravadas em áudio, dizendo uma mesma frase na sua língua materna e fotografadas com um objecto à sua escolha que reportasse para o seu país de origem, esclarece a informação que nos foi facultada.

Com todo este material foi realizado um filme intitulado O Mediterrâneo somos nós (de Filipe Reis, Filipe Ferraz e Emiliano Dantas, 46’, Portugal), uma peça sonora para 8 canais intitulada Vozes, sons e música da orla do mediterrâneo (de Filipe Reis) e uma exposição de fotografia intitulada Fotografias, corpos e objectos (14 fotografias P/B de grande dimensão, de Emiliano Dantas), três trabalhos de criação que integram a exposição agora patente na Galeria de Arte de Francisco Franco.

A exposição poderá ser visitada até dia 14 de Dezembro no seguinte horário:

2ªfeira das 8:15 às 13:15 e das 15:15 às 16

3ªfeira das 11:45 às 13:15

4ªfeira das 10:00 às 13:15

5ªfeira das 10:00 às 13:15 e das 13:30 às 15:00

6ªfeira das 10:00 às 13:15

Outros horários são possíveis, mediante marcação prévia na recepção da escola, ou através de marcação para o contacto telefónico da escola 291202820 ou para o email geral@esffranco.edu.pt.

No dia 14 de Dezembro, pelas 18 horas, a Galeria de Arte de Francisco Franco promove  a finissage da exposição.