Congresso sobre o Contributo da Expansão Portuguesa para a Economia Mundial prossegue amanhã; SRTC faz balanço positivo do primeiro dia

Num balanço ao primeiro dia do congresso sobre o congresso “Contributo da Expansão Portuguesa para a Economia Mundial”, a Secretaria Regional do Turismo e Cultura salientou a qualidade das apresentações e dos debates que ajudaram a perceber melhor aspectos pertinentes sobre o papel da Madeira no crescimento da economia global. O evento, recorde-se, prosseguirá amanhã no Centro de Congressos (Casino).
No primeiro dia, a reflexão incidiu sobre os temas ‘Madeira e Globalização’ e ‘Globalização do Saber Científico’. Já no sábado, a discussão terá por base ‘A Economia ao Serviço do Homem’ e ‘As Fronteiras Digitais na Globalização’.
O segundo dia de congresso contará com a intervenção de vários oradores, entre os quais Ivo Correia (Conselho Económico e da Concertação Social), Alberto Vieira (Centro de Estudos de História do Atlântico), Alberto Carvalho (Superintendente de Miami), José Gomes Ferreira (SIC), Javier Zamora (Barcelona) e Christoph Klein (Comissão Europeia), entre outros.
O encerramento do congresso está previsto para as 13h00, e estará a cargo de Guilherme Silva, presidente da Comissão Executiva para a Celebração dos 600 Anos da Descoberta da Madeira e Porto Santo.
No balanço do primeiro dia, a organização do evento tem realçado o contributo que o mesmo tem feito para a afirmação internacional da Madeira, realçado o papel fundamental desempenhado pela ilha nos séculos XV, XVI e XVII, naquele que foi o primeiro movimento de globalização. O congresso é de entrada livre.