Debate de casos clínicos e visualização de atos cirurgicos marcam curso no Hospital Dr. Nélio Mendonça

Pedro Ramos cursoO secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, considerou hoje, no âmbito da abertura do Curso Cirurgia Otológica, que decorre entre os dias 22 a 24 de novembro, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, que “é importante dar um passo em frente em determinadas áreas de intervenção cirurgica”, apontando a relevância do “debate de casos clínicos, da discussão e da visualização dos atos cirurgicos”.

A iniciativa reúne no funchal, 25 especialistas, otorrinolaringologistas, (Continente e Ilhas) para acompanhar em direto as cirurgias otológicas, a decorrer no bloco operatório do HNM, sob a coordenação do reconhecido médico alemão, especialista nesta área, Doutor Parwis Mir-Salim, Diretor do Serviço de ORL da Clínica Friedrichshain, em Berlim.

Este curso conta também com a participação de um outro especialista na área, professor Doutor Andreas Neumann.

No âmbito desta iniciativa serão intervencionados 8 pacientes em estapedotomia, timpanoplastia, timpanoplastia por técnica endoscópica, mastoide-epitimpanectomia com timpanoplastia e implante coclear.

A realização deste curso é da responsabilidade dos médicos especialistas do Serviço de ORL do SESARAM, nomeadamente Carlos Martins, Miguel Furtado, Marisol Plácido, Rogério Fernandes, Tatiana Carvalho, Paulo Fernandes e Afonso Castro (médico interno).