“A Escola vai ao Bairro” e mostra que nunca é tarde para aprender

Cafofo turma distinguida 2
Paulo Cafôfo diz que  “A Escola vai ao Bairro”  é uma excelente prova de como valeu a pena continuar a alargar este projeto.”

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal entregou, hoje, os certificados à primeira turma do Canto de Muro que concluiu a frequência de 6º ano, após o Centro Comunitário local ter sido abrangido pelo projeto “A Escola vai ao Bairro”, no ano passado.

Paulo Cafôfo e a vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro da Educação, estiveram estiveram esta manhã no Centro Comunitário do Canto do Muro (São Gonçalo), para entregar os diplomas relativos à conclusão de cursos EFA – Educação e Alfabetização de Adultos, que a Autarquia promove, em parceria com a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.

Numa nota enviada à comunicação social, a Autarquia lembra que “estes cursos foram introduzidos pelo projeto municipal “A Escola Vai ao Bairro”, que se desenvolve em três centros comunitários geridos pela Sociohabitafunchal, e que assegura equivalências ao 6º ano e 9º ano. Este ano letivo, e pela primeira vez, os cursos EFA da CMF abrangem o 12º ano letivo, num total de 7 turmas e 88 alunos em 2018/2019″.

Cafôfo referiu que “para nós é uma grande alegria estar aqui hoje a dignificar o esforço destas pessoas, porque não há idade para voltar à escola, para encarar novos desafios e perseguir novos sonhos na vida. A Câmara Municipal do Funchal tem um carinho especial pelo projeto «A Escola vai ao Bairro» e hoje é uma excelente prova de como valeu a pena continuar a alargar este projeto.”

Os cursos EFA promovidos pela Câmara Municipal do Funchal estão em funcionamento no Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão, no Centro Musica@arte em Santo Amaro, e no Centro Comunitário do Canto do Muro, em São Gonçalo. O objetivo principal visa a promoção, a educação e a formação dos moradores dos empreendimentos de habitação social do Município, sendo lecionadas as disciplinas de T.I.C. -Tecnologias da Informação e Comunicação; Língua estrangeira – Inglês; Aprender com Autonomia; Linguagem e Comunicação; Matemática para a Vida; e Cidadania e Empregabilidade, com professores destacados que se deslocam e estes espaços sociais.

O projeto “A Escola vai ao Bairro” está agora no seu 4º ano letivo de funcionamento, tendo abrangido, desde o início, um total de 224 alunos.